
GESTANTES
AVALIAÇÃO DAS MEDIDAS CORPORAIS
A Avaliação das medidas corporais da gestante é realizada para monitorar o progresso da gravidez. Tais medidas auxiliam na identificação do estado nutricional da mulher que, quando inadequado, pode afetar desde a evolução da gestação e o parto até o desenvolvimento e o crescimento da criança na infância.

Deficiência nutricional: Mulheres com baixo peso podem ter dificuldade em obter os nutrientes necessários para suportar o desenvolvimento saudável do bebê e manter a própria saúde durante a gestação, além de problemas envolvendo parto prematuro, trabalho de parto difícil e risco de complicações neonatais.
Obesidade na gravidez: Mulheres obesas enfrentam um risco aumentado de desenvolver diabetes gestacional que pode levar a um quadro de diabetes tipo 2 no futuro, além de problemas durante a gestação.
Dentre outros, há também risco de hipertensão arterial, que pode resultar em problemas de saúde para a mãe e para o bebê.
Conforto: O peso corporal da gestante controlado pode diminuir o desconforto físico como dores nas costas e fadiga.
Recuperação pós-parto: Mulheres que mantém medidas corporais adequadas durante a gravidez tendem a se recuperar mais rapidamente após o parto.
Esses são apenas alguns dos motivos, que demonstram a importância da avaliação das medidas corporais para uma gestação saudável e um pós-parto saudável.